Especular não significa certezas

Pensando sobre o besteirol e principalmente astrobobagens que assolam as rede sociais e canais jornalísticos, me deparo com um interessante texto do físico, Prof. Marcelo Gleiser, onde li a seguinte frase que ficou ecoando na mente :”…eliminar hipóteses concorrentes não faz de tua hipótese a correta“.

Marie Curie e colegas

No texto de Gleiser, veja aqui: https://bigthink.com/13-8/oumuamua/ , ele faz severa critica a afirmações pra la de exageradas do cientista Avi Loeb e colaborador se referindo ao asteroide interestelar Oumuamua. Aquele cientista, um renomado astrofísico de Harvard, e seu colaborador Shmuel Bialy pondera a possibilidade daquele objeto ser uma nave espacial extrassolar, navegando pelo espaço interestelar, que pode ser lido aqui:https://iopscience.iop.org/article/10.3847/2041-8213/aaeda8 . Concidentemente, Prof Avi e’ especialista em ciência de Vela Solar.

A colocação dele foi uma bomba que se espalhou em toda a imprensa e redes de mídia, de especulação passou a quase uma afirmação, certeza. Mais tarde , Avi publicou um livro https://www.amazon.com/Extraterrestrial-First-Intelligent-Beyond-Earth-ebook/dp/B081TTY4NX elaborando e afirmando sua hipótese , com mais forca, mais ainda sem provas e evidencias certeiras, impactando negativamente na comunidade cientifica, pois “…eliminar hipóteses concorrentes não faz de tua hipótese a correta“, principio ofuscante da epistemologia.

A historia da ciência esta recheada de exemplos de cientistas, lideres em seus campos de pesquisa, que certos de sua hipótese “certeira”, foram mais tarde confrontados com a prova de que estavam errados.

Sem duvida, Oummumua e’ uma anomalia, frente aos milhares de asteroides que registramos rotineiramente, todos os dias. Seu formato, velocidade muito acima da media, trajetória e comportamento de “aceleração espontânea” despertaram logo a surpresa da comunidade astronômica. e hoje existem muitas hipóteses procurando explicar esse objeto, sem caminhos extravagantes.

E, recentemente, novamente Avi e colaborador atacam novamente com um texto altamente especulativo, sobre a possibilidade de uma visita de naves “semeaduras” extraterrestres em nosso Sistema Solar, causando furor na imprensa e mídias sociais, mas dessa vez , e’ altamente especulativo, sem evidencias, dados concretos, eu diria quase um “chute” usando o pensamento cientifico. Quem tiver interesse pode ler mais sobre este assunto nesse post: https://faroldaastronomia.com/2023/03/16/sobre-a-nave-mae-que-passaria-perto-do-planeta/ .

Concordo com Gleiser , o que o cientista diz importa. Ciência com responsabilidade.

2 comentários sobre “Especular não significa certezas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s